terça-feira, 8 de setembro de 2009

Brincadeira reflexiva


Eu e minha irmã temos uma brincadeira que fazemos juntas quando ouvimos um homem dizer que acha uma mulher esteticamente bonita.
Fulano diz:
- Ah, mas tal atriz é tão linda, com aqueles cabelos, aquele corpo..bla bla bla
E começamos a tentar fazer com que o Fulano imagine como seria essa mesma mulher se não tivesse aquele corpo, aqueles cabelos, aqueles olhos, aquele sorriso.
Os Fulanos a quem perguntamos nunca entenderam a verdadeira essência da brincadeira.
Sempre respondiam:
- Ah , parem com esssas coisas, ela continuaria linda do mesmo jeito pra mim.
Nem se dão ao trabalho de refletir sobre isso, só sabem rebater.
O fato é: nascemos em uma sociedade de aparências, onde todos julgam você pelo que você aparenta ser, não pelo que você é.
Não sei de onde começou essa brincadeira, mas hoje entendi sua função.
Se , após desprovir a pessoa de toda aquela beleza exterior e ela continuar linda pra você, podes dizer que ela é verdadeiramente linda.
Porém se a desprovirmos de toda sua beleza e não restar nada, ela não passará de um boneco, um manequim dentre tantos outros que enfeitam vitrines.
Percebi , em poucos velórios aos quais participei,que as pessoas lembram de momentos vividos, de coisas que a pessoa falou ou fez, do jeitinho que ela tratava seus familiares e amigos, das tantas gargalhadas que dava quando estava feliz, dentre outras lembranças, sejam elas boas ou ruins.
E lá está o corpo da pessoa que tanto estão falando, deitado no caixão. Alguém quer ficar com aquele corpo, por ele ser bonito, alto, magro, de cabelos lisos ou porque tenha qualquer outra característica tão valorizada nesse mundo de aparências?
Não.
Sabe por quê?
É só um corpo, e as pessoas não estão chorando por ele, estão chorando pela alma, pela pessoa que existia ali dentro e se foi.
Heranças serão disputadas à tapa, quem vai ficar com os vestidos, o carro, a casa...
Mas o mais importante já se foi.
E isso ninguém vai conseguir ter de volta.
A sociedade vai continuar impondo esteriótipos de beleza para serem rigorosamente seguidos por todos.
Mas eu pergunto..
Quando seu corpo inteiramente perfeito e lindo estiver deitado num caixão, de que momentos as pessoas ao redor lembrarão de você?

Eu e minha irmã continuamos fazendo essa brincadeira até hoje, e rindo de todas as respostas.
Os Fulanos nunca entendem, nunca.