sábado, 6 de março de 2010

Desabafo.

"Don't be another barbie doll,
Be who you are and remember;
Beauty is not in the face;
beauty is a light in the heart."

Esse é o problema de se importar com a opinião alheia. Você sempre tem que corresponder expectativas, ser o que esperam que seja e sua aparência tem que corresponder ao que a maioria acha aceitável. Se não for assim, você será ignorado.Como se o ignorar fosse algo indolor, quando, sinceramente, não é.Mesmo.
Tenho sim, sérios problemas de me aceitar como sou. Às vezes me pego pensando que tudo seria diferente se eu tivesse o cabelo de um jeito, o corpo de outro, o nariz afinado e não existisse essa estúpida tendência à engordar. Aí paro e reflito.. Tem pessoas que possuem realmente motivos pra não se aceitarem, por terem problemas locomotores, visuais ou qualquer outro aspecto que o diferencie das ditas como 'pessoas comuns' e eu realmente me envergonho por querer ser diferente, mesmo tendo tudo perfeitamente saudável no meu corpo.
Mas essa sensação de não adequação ao mundo não nasceu comigo... Foi a sociedade que impôs. Sabe como?Olhe ao seu redor.. Mas olhe de verdade. Está nas revistas, nos comerciais de televisão,no preconceito nítido de cada uma das pessoas. Consegue ver?
Se não consegue, sorte a sua,Não é tão bonito ver ,não.
Existem pessoas que nascem belas e perfeitas, pra elas a vida será mais fácil, serão bajuladas, serão mimadas, se não tiverem tudo o que quiserem acabarão conseguindo sem muito esforço por usar esse artifício como ajuda. Mas e o resto? E as pessoas que não são tão belas assim? que não tem aquele cabelo impecavelmente liso, nem o corpo impecavelmente esculpido? Devem mesmo ser deixadas de lado por serem diferentes desse padrão estético idiota?
Me perdoem se eu estiver errada, mas digo que não.
Existem várias frases clichês nesse sentido: ' Ah, o que importa é o que você tem por dentro'. Pra mim é uma frase realmente linda se fosse realmente levada a sério. Como não é, digo que é hipocrisia, pura.
Se você ao menos uma vez na vida sentiu o que estou sentindo agora, um conselho.
Não se importe com o que dizem, se valorize, seja quem você é(embora isso pareça muito óbvio) sem nenhum medo do que os outros possam pensar sobre você. Seja feliz apesar dos olhares críticos, das comentários irônicos e das risadas sarcásticas.
Se é difícil? É difícil até pra mim,mas acredito sinceramente que vá dá certo se eu me esforçar mais... Vale a pena tentar.

É.. foi um desabafo. '-'

Concluindo enfim com a oração da Gestalt terapia , indicada pela minha professora de Psicologia. (Também com palavra óbvias, mas verdadeiras que expressam um resumo de tudo o que falei.


Eu faço minhas coisas,
você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você e eu sou eu
E se por acaso nos encontramos, é lindo
Se não, nada há a fazer.
(Perls)