quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O que aprendi assistindo Being Erica...


Foi através de uma professora de inglês que conheci o seriado Being Erica.
Seriados em geral sempre me interressaram, alguns mais outros menos, mas esse em especial marcou completamente minha vida.
O objetivo principal de Being Erica é mostrar o valor de cada escolha que você faz na vida. E que não existe destino, seja lá o que acontecer no seu futuro, foi você quem escreveu.
De início me identifiquei com a personagem por motivos que prefiro não citar, mas que parecem muito óbvios quando se assiste. Sempre fui de relembrar o passado e me arrepender de alguma coisinha que eu tenha feito (acho que todo mundo é assim.) e ter a oportunidade de ver alguém voltar no tempo pra reviver esses momentos tidos á vezes como 'traumáticos' ou simplesmente 'marcantes', era uma oportunidade boa pra rever meus conceitos e refletir se eu realmente gostaria de voltar e mudar tudo, ou parte de tudo.
Confesso ainda estarem faltando dois episódios para assistir, mas até agora , aprendi que:

1- As escolhas que você fez no passado, com consequências boas ou ruins, fizeram de você quem você é hoje. Sei que isso parece meio óbvio falando assim, mas quando a gente tem exemplos, pode entender de verdade o que isso significa.

2- Invista nos momentos, faça de cada segundinho algo inesquecível, de verdade. A convivência que você está tendo com as pessoas agora, não será a mesma pra sempre, e por vezes, essas lembranças boas são tudo o que vão restar. E se for pra ficar com apenas isso, que a lembrança seja verdadeiramente boa. E que, mesmo em sonhos, você possa voltar lá pra, em momentos de crise, lembrar de quem você realmente é.

3- Não perca a chance de dizer que ama alguém, você estará perdendo uma oportunidade incrível.Ou não. Você nunca saberá se não tentar.

4- Não ligue pra pessoas que só sabem te fazer mal. Acredite, um dia elas terão o troco. (E se puder voltar no tmepo, igual a Erica fez, dê o troco você mesmo)

5- A verdade ás vezes dói, mas deve ser dita. Errar é humano, todos erramos, e ninguém nunca vai poder mudar isso.

6- Medos todos têm, mas existem pra serem enfrentados, mais cedo ou mais tarde você terá que fazer isso, faça agora.

Poderia passar o resto do dia falando no que eu aprendi vendo os 11 episódios da 1ª temporada de Being Erica. Mas vou parar por aqui. Deixando uma dica de uma série realmente boa que pode sim, mudar um vida.

Ps. Certas coincidências me assustam. #piada interna
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui está um breve resumo do site orangotag.com sobre Being Erica:

'Erica é uma jovem de 30 e poucos anos que resolve fazer terapia. Seu analista utiliza um método surreal para ajudá-la a corrigir os erros que Erica diz ter cometido no passado. ‘Você nunca desejou ter uma chance de voltar no tempo e fazer diferente algo que você considerou ser uma grande burrada?’ Pois é, Erica tem esta chance. A diferença é que Erica entra em seu próprio corpo no passado para corrigir seus erros. Outra grande diferença é que Erica não consegue refazer suas ações da forma que realmente desejava. Fatores humanos a levam, muitas vezes, a piorar a situação, mas sempre existe o lado bom de tudo.Vindo de uma família judia disfuncional, Erica ainda está tentando dar um jeito em sua vida: desempregada, sem namorado, com a família no seu pé, tendo que aguentar as comparações com sua irmã, com poucos amigos e estremamente crítica, ela precisa desesperadamente de ajuda. É assim que ela encontra o Dr. Tom (Michael Riley), um analista esquisito que parece saber tudo sobre sua vida e mantém seu consultório ‘aparecendo’ do nada em qualquer parte da cidade. Ele pede que Erica faça uma lista de todos os erros que cometeu e que gostaria de mudar e passa então a trabalhar com cada um deles, em cada episódio. Acreditando que vai conseguir mudar seu presente, ela embarca nesta aventura.'