sábado, 6 de março de 2010

Desabafo.

"Don't be another barbie doll,
Be who you are and remember;
Beauty is not in the face;
beauty is a light in the heart."

Esse é o problema de se importar com a opinião alheia. Você sempre tem que corresponder expectativas, ser o que esperam que seja e sua aparência tem que corresponder ao que a maioria acha aceitável. Se não for assim, você será ignorado.Como se o ignorar fosse algo indolor, quando, sinceramente, não é.Mesmo.
Tenho sim, sérios problemas de me aceitar como sou. Às vezes me pego pensando que tudo seria diferente se eu tivesse o cabelo de um jeito, o corpo de outro, o nariz afinado e não existisse essa estúpida tendência à engordar. Aí paro e reflito.. Tem pessoas que possuem realmente motivos pra não se aceitarem, por terem problemas locomotores, visuais ou qualquer outro aspecto que o diferencie das ditas como 'pessoas comuns' e eu realmente me envergonho por querer ser diferente, mesmo tendo tudo perfeitamente saudável no meu corpo.
Mas essa sensação de não adequação ao mundo não nasceu comigo... Foi a sociedade que impôs. Sabe como?Olhe ao seu redor.. Mas olhe de verdade. Está nas revistas, nos comerciais de televisão,no preconceito nítido de cada uma das pessoas. Consegue ver?
Se não consegue, sorte a sua,Não é tão bonito ver ,não.
Existem pessoas que nascem belas e perfeitas, pra elas a vida será mais fácil, serão bajuladas, serão mimadas, se não tiverem tudo o que quiserem acabarão conseguindo sem muito esforço por usar esse artifício como ajuda. Mas e o resto? E as pessoas que não são tão belas assim? que não tem aquele cabelo impecavelmente liso, nem o corpo impecavelmente esculpido? Devem mesmo ser deixadas de lado por serem diferentes desse padrão estético idiota?
Me perdoem se eu estiver errada, mas digo que não.
Existem várias frases clichês nesse sentido: ' Ah, o que importa é o que você tem por dentro'. Pra mim é uma frase realmente linda se fosse realmente levada a sério. Como não é, digo que é hipocrisia, pura.
Se você ao menos uma vez na vida sentiu o que estou sentindo agora, um conselho.
Não se importe com o que dizem, se valorize, seja quem você é(embora isso pareça muito óbvio) sem nenhum medo do que os outros possam pensar sobre você. Seja feliz apesar dos olhares críticos, das comentários irônicos e das risadas sarcásticas.
Se é difícil? É difícil até pra mim,mas acredito sinceramente que vá dá certo se eu me esforçar mais... Vale a pena tentar.

É.. foi um desabafo. '-'

Concluindo enfim com a oração da Gestalt terapia , indicada pela minha professora de Psicologia. (Também com palavra óbvias, mas verdadeiras que expressam um resumo de tudo o que falei.


Eu faço minhas coisas,
você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você e eu sou eu
E se por acaso nos encontramos, é lindo
Se não, nada há a fazer.
(Perls)

7 comentários:

  1. Eu sei o que é isso. Cara, como eu quase todos os teus textos, eu sei o que é. Eu me identifico. HAHA xD

    Sabe?! Eu sofri quando criança com meu tamanho. Fui muito apelidada, tinha sempre aquelas piadinhas sobre não alcançar determinada coisa, alguém erguer um objeto e você não conseguir pegar, era muito ruim. Mas eu "cresci". E eu vi que existiam sim diferenças e que EU realmente não me incomodava por ser baixinha. Os outros se incomodavam. Uma bobagem sem tamanho. (Oi, trocadilho).

    Depois, já adolescente, eu vi as meninas de cabelo liso naturalmente esticado pela química xD E era bonito. Era moda. Era o belo. E é claro, eu queria. Queria ser "bela" que nem todas. Mas nesse sentido, meu pai foi muito sábio e sempre me fez ver o quão ruim é a gente se igualar as outras pessoas, querer ser mecânico, idêntico e não respeitar nossas particularidades. Ele nunca me deixou mexer no cabelo, nunca me deixou alisar e hoje eu agradeço imensamente, por não ter me rendido, não ser tão igual. Assumir que tenho cabelo afro SIM! E que é bonito do jeito que é.
    Que sou magrela demais para o padrão, mas é meu biotipo, eu não nasci pra ser "gostosa", e sim simples, normal, humana. Que sou mais baixa do que quase todos, que meu nariz tem uma bolinha na ponta, que sou peludinha e que nunca vou ser perfeita. Mas hoje eu já nem quero. =D

    Te amo, minha gordinha mais linda. Espero que você para um dia de tentar encaixar-se nesses padrões. Você é humano. Não uma barbie feita em série com várias cópias.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe escrever muuuito bem , utilizar as palvras com grande facilidade , sério mesmo , adorei seu texto !
    E eu te entendo , era apelidada de gorda e outros derivados na escola , sofri por isso e era excluída dos torneios de esporte por esse motivo ,passei por poucas e boas , e é uma hipocrisia mesmo a sociedade falar que o que importa o que está dentro da gente quando na verdade é tudo da boca fora .
    Mas eu penso que ser gorda, magra , baixa ou alta não vai mais importar se você não se importar , ouvir essas coisas preconceituosas é normal hoje em dia ( infelizmente ) , mas o melhor é passar por cima delas e simplesmente viver sem essas regras de beleza impostas pela sociedade .
    O que falo sempre é 'seja você mesmo e nunca queira mudar pelos outros.'
    Ganhou mais uma seguidora no teu blog e obrigada por me seguir , beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, então é exatamente por isso que não tenho muitos amigos.Não gosto de tentar ser outra pessoa :)
    -
    Ouinw, seus textos são bem escritos :) :) . Love,love.
    -
    Ahhh,obrigada pelo comentáaaario,eheheheh xD

    beeeiejo, te amo amiga *_*

    ResponderExcluir
  4. acho que ninguém nunca se adequa a nada... a gente só se encaixa na gente mesmo e acabou-se! fico feliz por algumas vezes ter ignorado insultos, opiniões e também expecativas, mas é verdade é que a mairia das vezes me deixei abater :(

    ResponderExcluir
  5. Nossa você disse tudo, concordo plenamente com que você diz. Estou seguindo já

    ResponderExcluir
  6. Nossa seu texto é mara! Eu sempre gostei de mim do jeito ke eu sou, naum sou akela menina magerrima da barriga sarada, mais gosto de como sou. Creio de dar pra melhorar e é vdd ke todo mundo só liga pra aparencia, isso naum tem ndz a ver pq aparencia depois de um tempo vc perde e o que vc tem por dentro naum. Adorei o texto e depois da uma passadinha lá no mell
    http://pirulitadoce.blogspot.com
    bjs da Lucy ou da Pirulitadoce

    ResponderExcluir